A Questão Social

A Questão Social

Serviço Social - O que é?

É uma profissão de cárater sócio-politico, crítico interventivo que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assitência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.

O Assistente Social está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

VIII Conferência Municipal



Conselho Municipal de Assistência Social organiza VIII Conferência Municipal
Inscrições acontecem de 1º a 31 de julho pelo Portal da Prefeitura www.ribeiraopreto.sp.gov.br

Nos dias 5 e 6 de agosto Ribeirão Preto vai sediar a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Promovido pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), o evento, sediado no Colégio Metodista, na rua Florêncio de Abreu, nº 697, terá inicio às 19h30, do dia 5, e prossegue no dia 6, das 8h às 18h30. Este ano o tema em discussão é “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. A estimativa é receber um público acima de 500 participantes.

As inscrições para o evento estarão abertas de 01/07 a 31/07 pelo Portal da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – com garantia de material.

Conferência – A Conferência Municipal de Assistência Social acontece a cada dois anos, no município, e tem como objetivo definir a linha de atuação da administração municipal para os próximos anos.

O tema deste ano “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, frisa a importância de fortalecer as políticas sociais envolvendo os técnicos que prestam serviços na área de Assistência Social. “As políticas públicas estabelecidas permitem ao cidadão usufruir de mecanismos que venham contribuir para a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou a secretária de Assistência Social Maria Sodré.

Participarão da Conferência representantes das entidades e organizações não governamentais, associações de moradores, trabalhadores do setor, representantes governamentais e a população usuária da política de assistência social.
Mais Informações no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) pelo fone (16) 3941-0119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário